Os planos de Lula de fazer do ex-ministro Ciro Gomes (PSB) seu companheiro de chapa nas eleições deste ano esbarraram na resistência de cardeais do PT e de integrantes da ala governista do PMDB. O receio é o de que, eleito como vice de Lula, Ciro se credencie automaticamente como candidato à presidência em 2010.
"Vocês olham na cara da Marisa, que ainda não chegou à terceira idade, percebem que ela é uma mulher feliz, porque talvez seja uma mulher, uma das mais bem casadas deste país".
Expurgo de corruptos em Cuba Castro transforma luta contra a fraude na gestão pública em batalha política
Fidel Castro anunciou o início de uma grande ofensiva policial e política contra a corrupção e o roubo maciço ao Estado. O líder comunista descreveu na ocasião uma situação de fraude generalizada, estimou em centenas de milhões de dólares anuais os "prejuízos" com o saque dos cidadãos e admitiu que ou se corta o câncer pela raiz ou a revolução poderia se "autodestruir".
Alvo de novas denúncias, Daslu vê crise aumentar FOLHA SP Lojistas e representantes de grifes informam que queda nas vendas chega a 60%, mas contrato longo impede saída . Funcionários afirmam que só promoção de eventos atrai os consumidores, mas empresa nega crise e informa que faturamento cresceu.
Advogado sai preso da CPI Agência Estado: A CPI do Tráfico de Armas decidiu pela prisão do advogado Sérgio Weslei da Cunha, por desacato. Durante a acareação, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), já irritado com as negativas do advogado em responder às perguntas, afirmou: "o senhor aprende rápido com a malandragem". E o advogado respondeu: "a gente aprende rápido aqui". Com isso, vários deputados da comissão argumentaram que Sérgio havia cometido desacato e pediram a prisão do advogado.
Na reunião com Daniel Dantas, Thomaz Bastos fez circular de mão em mão, para que todos lessem, a carta em que o banqueiro nega participação na divulgação dos dossiês. Estavam presentes o senador Heráclito Fortes (PFL-PI), anfitrião, e os deputados Sigmaringa Seixas (PT-DF) e José Eduardo Cardozo (PT-SP). Os participantes da reunião na casa de Heráclito Fortes, terça-feira passada, mataram a fome com comida árabe que o senador pefelista mandou buscar.
TRF concede habeas corpus para soltar presos por "Operação Sanguessuga" Folha Online
O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª região concedeu nesta terça-feira habeas corpus ao ex-deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), preso por suposto envolvimento no esquema de desvio de recursos do Orçamento por meio da venda de ambulâncias superfaturadas.
Presidente do Senado vai arquivar CPI para investigar Lula Folha Online O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que vai arquivar o pedido de criação de uma CPI para investigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.
No entender de José Alencar, os petistas têm sido "deselegantes" ao tratar da troca do vice na chapa de Lula abertamente pela imprensa e com aliados. Ele argumenta que foi leal na pior hora do mensalão, e que por isso esperava ser mais bem tratado.
Plano para bloquear sinal de celulares em prisões começa a operar PATRÍCIA ZIMMERMANN da Folha Online A Anatel confirmou na tarde desta sexta-feira a interrupção do sinal de telefones celulares (Vivo, Claro e TIM), trunking (Nextel) e de telefonia fixa sem fio via WLL (Embratel e Telefônica) em nove presídios localizados em seis municípios do Estado de São Paulo: Avaré, Presidente Venceslau, Iaras, Araraquara, São Vicente e Franco da Rocha, conforme decisão judicial.
A FACE SECRETA DO PCC Em depoimento na Câmara, autoridades policiais de SP revelam aspectos estarrecedores sobre a organização e admitem impotência para enfrentá-la. Sylvio Costa - Congresso em Foco
Realização de conferência telefônica por celular para julgar uma pessoa, afinal condenada à morte e assassinada. Entrada de fuzil em presídio por meio do popular Sedex, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Febeapá Painel - Folha SP Contribuições do Senado para debelar a crise com a Bolívia: Magno Malta (PL-ES) apresentou requerimento para que Evo Morales seja considerado "persona non grata" no Brasil; Sibá Machado (PT-AC) propõe que cada brasileiro compre uma ação para ajudar a Petrobras.
Senado aproveita pânico para votar pacote de segurança; Bastos pede cautela. Folha Online
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), admitiu que sem a pressão da opinião pública gerada pela onda de violência que atingiu São Paulo, Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul, os projetos que tratam de segurança pública poderiam continuar engavetados.No entanto, a pressa para votar em dois dias mudanças na legislação penal recebeu críticas do ministro Márcio Thomaz Bastos : "Isso gera o risco da desarmonização do sistema penal, a perda da lógica interna", disse o ministro da Justiça.
A cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital) deu ordem ontem para cessar os atentados e rebeliões em São Paulo, após dois dias de negociações com representantes do governo do Estado. O governo nega a negociação com a organização. "Não se negocia com bandido".
GUERRA URBANA Gestão Lembo faz negociação com o PCC FOLHA SP
Preocupados com a onda de violência causada pelo PCC e com a repercussão internacional dos ataques, membros do governo paulista começaram ontem a negociar com líderes da facção.
Compra de 17 milhões de fraldas é investigada Folha SP O mesmo modelo de fralda geriátrica comprado pelo governo Rosinha Matheus (PMDB) neste ano por R$ 0,88 a unidade foi adquirido no ano passado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) por apenas R$ 0,27. Ou seja, o Estado do Rio pagou mais do triplo, 226% a mais do que o governo federal, por um mesmo produto.
Ambulâncias adquiridas na Planam por prefeituras paraibanas por meio de emendas e convênios patrocinados pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB) circulam no Estado com o nome do parlamentar pintado no veículo.A Folha flagrou um deles ontem, em João Pessoa. O carro, da Prefeitura de Monteiro, tem a marca do SUS impressa nas laterais, o logotipo da prefeitura e a inscrição : Apoio- sen. Ney Suassuna - nas portas traseiras.
Crise com Bolívia gerou ´muita fumaça e pouco fogo´, diz Lula ESTADÃO online
VIENA - Em tom cordial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um puxão de orelha no presidente boliviano, Evo Morales, e nos outros líderes sul americanos, que escancaram as suas desavenças mútuas, na Cimeira de Viena. Lula, que se reuniu hoje pela manhã com Morales e Alejando Toledo, do Peru, evitou responder perguntas específicas sobre os ataques do seu colega boliviano à Petrobrás e ao Brasil, preferindo amenizar as declarações resumindo que tudo que aconteceu ?representou apenas que tinha muita fumaça e pouco fogo?.
Lula foi humilhado pela Bolívia, diz The Economist. TERRA
Os jornais e revistas europeus destacam nesta semana as tensões ente Brasil e Bolívia provocadas pela nacionalização do gás boliviano. A revista britânica The Economist afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi humilhado pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.
Qualidade dos serviços da Varig fica pior em abril, mostra Anac da Folha Online
A qualidade dos serviços da Varig ficou ainda pior em abril, com o agravamento da crise financeira. De acordo com levantamento divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa teve uma das piores avaliações entre as companhias aéreas brasileiras no mês passado.
Lula não escondeu de seus auxiliares a profunda irritação com Evo Morales e a disposição de lhe dizer hoje, em encontro reservado mas ainda não agendado, que "assim não dá". Tanto não dá que o presidente já determinou estudos para o que, na intimidade do Planalto, se chama de "Plano B"(???) .
PREVIDÊNCIA QUER REDUZIR FILAS DO INSS EM SP AGÊNCIA BRASIL
O governo federal e os empresários paulistas firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de ajudar a reduzir as filas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio de agendamento de perícias médicas de seus funcionários pela internet.
Lula abranda regra para fracionar remédios FABIANE LEITE da Folha de S.Paulo
Diante do fracasso da política nacional de fracionamento de remédios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em ano eleitoral, flexibilizará as exigências sanitárias da proposta e irá fazer uma espécie de "relançamento" do projeto em maio.
Lula quer prioridade zero para crise do agronegócio ESTADO SP
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, revelou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a adoção de medidas para aliviar a atual crise do agronegócio passe a ser "prioridade zero" no governo. A determinação foi dada ontem, logo após reunião com o ministro Rodrigues, os ministros da área econômica e da Casa Civil. "O presidente Lula quer que um plano de safra com mais dinheiro e mais barato seja anunciado antes do final de maio", disse o ministro, após abrir o I Encontro Interamericano de Biocombustíveis, em São Paulo.
Deputada do PT anuncia saída do Conselho de Ética FOLHA SP
A deputada Angela Guadagnin (PT-SP) anunciou ontem sua saída definitiva do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, um mês e meio depois de ter dançado em plenário em comemoração à absolvição de um colega envolvido no escândalo do mensalão.
MERCADANTE VAI MIRAR EM ALCKMIN PARA AJUDAR LULA FOLHA SP
Na largada pela campanha ao governo de São Paulo, quando oficializou a escolha do senador Aloizio Mercadante como candidato, o PT partiu para o ataque ao PSDB. A idéia do partido é utilizar a campanha no Estado para tentar desgastar a imagem do candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, que foi governador de 2001 a março deste ano.
A pedido de Lula, um militante petista foi destacado para conversar com Silvio Pereira, o ex-secretário-geral do PT. O presidente deseja assegurar-se de que Silvinho, como ele o chama, não vai dar mais nenhuma declaração bombástica. Lula está preocupado com o depoimento que o ex-companheiro terá de prestar à CPI dos Bingos.
Mercadante vence as prévias do PT e vai disputar o governo TATHIANA BARBAR da Folha Online
O senador Aloizio Mercadante venceu as prévias do PT realizadas ontem para escolher o candidato do partido ao governo de São Paulo. Ele obteve 52,8% (35.626) do total de 67.496 votos contabilizados nas eleições prévias.A ex-prefeita Marta Suplicy perdeu a indicação para a chapa do PT ao governo de São Paulo por 3.757 votos. Ela conseguiu 47,2% (31.869) dos votos.
"Relatório reservado da Polícia Federal sobre a Operação Sanguessuga revela como era feita a partilha de dinheiro desviado do Orçamento da União pela quadrilha acusada de vender ambulâncias superfaturadas. Segundo o documento, obtido pelo GLOBO, os recursos eram repartidos entre os empresários, prefeitos, assessores e parlamentares".
Ex-dirigente diz que pode ser morto por falar FolhaSP
O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira é descrito em reportagem publicada hoje pelo jornal O Globo como um homem nervoso e atormentado, que ameaçou se matar, bateu em si mesmo e chegou a destruir parte de seu apartamento na presença de uma jornalista.O ex-secretário-geral do PT, segundo relato do jornal carioca, arrependeu-se de ter concedido oito horas de entrevista à repórter Soraya Aggege e pediu que suas declarações não fossem publicadas. Ele afirmou que pode ser assassinado por falar à imprensa e que está sofrendo muita pressão para se manter em silêncio.Vão me matar. Eles vão me matar, você não entende. Não faça isso comigo. Tem muita gente importante envolvida nisso, disse Silvio, "com os olhos arregalados", de acordo com a descrição feita pela reportagem.
BARRACO NO ALMOÇO Diário do Grande ABC - 06/05/2006
O deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho (PT), está sendo apontado como agressor por meio de denúncia que circula por e-mails e em comunidades anti-petistas do Orkut. Segundo a versão eletrônica, o parlamentar teria discutido com uma família numa cantina em São Paulo, no último domingo. E mais: ao ser ofendido, o petista teria dito -seu bobão, a minha conta quem pagou foi você-, e chutado a porta do veículo dos supostos desafetos. O e-mail detalha que Luizinho estava em companhia de mulheres mais jovens.
Funerária oferece enterro gratuito a Garotinho TERRA A funerária Ossel, localizada em Sorocaba, em São Paulo, está oferecendo enterro gratuito ao ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB), que faz greve de fome desde a tarde de domingo.
Brasil vê jogo duplo de Chávez sobre gás CLÓVIS ROSSI Folha de S.Paulo
O governo brasileiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou seus assessores mais próximos, pretende reclamar hoje ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, do que considera jogo duplo deste, ao propor um megaprojeto de integração regional (o gasoduto de Puerto Ordaz ao rio da Prata), ao mesmo tempo em que estimula a nacionalização do gás boliviano, em prejuízo do Brasil.
Temer tenta convencer Garotinho BLOG DO NOBLAT O presidente do PMDB, Michel Temer, telefonou hoje a Anthony Garotinho. Pediu a ele que pare com essa história de greve de fome. Alertou que esse protesto só prejudica a sua pré-candidatura. Garotinho disse a Temer que não recua. A não ser que consiga direito de resposta nas Organizações Globo e na revista VEJA. Caso contrário, a greve continua.
Lula descarta crise e reafirma direito à soberania da Bolívia BRASÍLIA (Reuters)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o direito da Bolívia de decretar a nacionalização do setor de gás e petróleo e afastou a possibilidade de crise entre os dois países. -Existirá um ajuste necessário de um povo sofrido e que tem o direito de reivindicar maior poder sobre sua maior riqueza-, afirmou Lula em discurso na cerimônia de abertura da 16a Reunião Regional Americana da Organização Internacional do Trabalho (OIT) .
A quatro dias da prévia que vai definir o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, a ex-prefeita Marta Suplicy e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, apertam o passo em busca dos votos dos 192 mil petistas credenciados para a escolha. A expectativa do partido é que entre 80 mil e 85 mil filiados, pelo menos, compareçam no domingo a um dos 661 locais de votação no Estado de São Paulo - o único a ter prévias neste ano.
Lula, ministros e Petrobras estudam reação após decisão da Bolívia PATRÍCIA ZIMMERMANNda Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os ministros Silas Rondeau (Minas e Energia), Samuel Pinheiro Guimarães (ministro em exercício das Relações Exteriores) e Dilma Rousseff (Casa Civil) e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli para avaliar hoje as conseqüências do decreto boliviano que nacionalizou as reservas de petróleo e gás natural naquele país.
SONRISAL Da Folha de S.Paulo 27/04/2006 Em visita à Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), ex-presidente da Casa, elogiou a sucessão de absolvições de parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão e ironizou os que apontam e criticam a existência de uma pizza: -Os que dizem isso estão tendo que digerir a pizza sem Sonrisal [antiácido], disse. Na visita, o ex-presidente assumiu também o papel de analista político e explicou por que os deputados envolvidos com o mensalão estão sendo absolvidos no plenário.